Presidentes das petrolífera do Brasil, Magda Chambriard, e do México, Juan Carlos Caprio, assinaram MoU para cooperação em E&P e processos industriais nos seus países, podendo expandir para outros territórios
23/06/2026
A Petrobras e a Pemex assinaram, nesta terça-feira (23), um Memorando de Entendimento (MoU) estabelecendo uma cooperação estratégica e técnica para avaliação, desenvolvimento e execução conjunta de projetos na indústria de hidrocarbonetos. A parceria inclui o desenvolvimento de oportunidades em exploração e produção, processos industriais no Brasil e no México, e também pode expandir para atuação conjunta em outros territórios de interesses das petrolíferas, como a África.
A possibilidade de atuação conjunta no continente africano foi informada pela presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que recebeu na sede na empresa o presidente da Pemex, Juan Carlos Carpio, para oficialização da parceria, antecipada nas últimas semanas pelos presidentes dos dois países, Lula e Claudia Sheinbaum.
De acordo com a presidente, a colaboração poderá se expandir para onde as equipes das empresas definirem como prioridade. Além disso, ainda haverá estudos para estabelecer qual será o escopo dessa parceria, mas não foi definido um prazo para isso.
“São dois países irmãos lidando com duas empresas que têm o mesmo propósito social. Somos duas estatais empenhadas em fazer coisas boas e movimentos ganha-ganha em benefício das nossas empresas e nossos países”, afirmou Chambriard.
A Petrobras tem manifestado interesse em investir na exploração de óleo e gás offshore na África, sobretudo nos países da Costa Atlântica africana, destacando o potencial petrolífero baseado na semelhança geológica com a Costa Atlântica do Brasil, onde o país descobriu suas maiores reservas. No dia 11 deste mês, a Costa do Marfim autorizou à estatal a partilha de produção de oito blocos offshore.
Na cerimônia de assinatura, o presidente da Pemex, Juan Carlos Caprio, destacou o papel estratégico que a Petrobras e a Pemex exercem nos seus países. “Os grandes desafios de nossos tempos requerem mais cooperação, mais intercâmbio de conhecimento e maior abordagem entre nossas instituições”, pontuou Caprio.
Detalhes do acordo
O acordo assinado entre Petrobras e Pemex prevê a identificação de oportunidades de cooperação e negócios de interesse mútuo, com foco nas áreas de E&P, processos industriais e intercâmbio de experiências sobre aspectos regulatórios e institucionais. No E&P, as atividades estão relacionadas à revitalização de campos maduros, reprocessamento sísmico e oportunidades exploratórias e de desenvolvimento em áreas de águas profundas e ultraprofundas, incluindo ativos localizados no Golfo do México.
De acordo com Chambriard, a região a ser explorada na porção mexicana do Golfo do México é chamada de subsal, local onde contém gomos de sal soltos. Mesmo a Petrobras tendo experiência em explorar o pré-sal, a presidente afirma que são desafios diferentes.
A presidente ressaltou que vê uma oportunidade grande nas águas profundas do Golfo do México, além de não achar “crível” olhar para a região e pensar que o óleo existe somente na porção dos EUA.
“E o México tem um testemunho de quão prolífero pode ser o Golfo do México, com o campo de Cantarell”, explicou Magda, bem como destacou que Cantarell foi responsável pelo país chegar a mais de 3 milhões de boe/d em 2017, época em que produzia mais que a Petrobras.
Em relação à área industrial, o acordo abrange oportunidades de cooperação em refino, petroquímica, fertilizantes, processamento de gás e recuperação de líquidos, eficiência energética, redução de emissões, captura de carbono e produção de combustíveis de menor intensidade de carbono.
“Temos uma oportunidade enorme de trabalho tanto na área de exploração e produção, como também no refino, em fertilizantes, em catalisadores para refino, petroquímica”, destacou o diretor executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, também presente na assinatura do MoU.
Fonte: Brasil Energia




