Hidrogênio Verde: conheça a fonte de energia do futuro e o segmento com grande potencial no Brasil

O hidrogênio verde é um produto que substitui combustíveis fósseis, sendo peça importante para o futuro neutro em carbono.
Conheça o segmento com grande potencial no Brasil.

 

Muito se tem ouvido sobre o hidrogênio atualmente, principalmente em razão dos obstáculos enfrentados na Europa, devidos à importação de gás da Rússia, e diante da necessidade de alternativas para as fontes convencionais e mais poluidoras de energia até então utilizadas.

De fato, o hidrogênio verde consiste em interessante substituto para essas fontes, e, por isso, atrai cada vez mais o interesse do mercado global.

Para o Brasil, no entanto, o interesse sobre o hidrogênio tem especial relevo em vista do seu importante potencial produtor e exportador, havendo verdadeira pressa no objetivo de iniciar a sua produção.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça o segmento com grande potencial no país.


O que é o hidrogênio verde?

Em termos simples, a formação do hidrogênio se dá a partir da eletrólise da água e, para que seja considerado uma energia limpa e enquadrado como “hidrogênio verde”, a sua produção precisa se dar, impreterivelmente, a partir de fontes renováveis como as de matriz hidrelétrica, eólica, solar e provenientes de biomassa, biogás, etc.

A principal finalidade do hidrogênio verde é não somente substituir o produto atual, o hidrogênio cinza, feito com fontes fósseis (gás natural), mas contribuir para um mundo neutro em carbono.

O hidrogênio pode ser usado em sua forma ou convertido em amônia, matéria-prima essencial para os setores siderúrgico, de refino de petróleo e fertilizantes, e ainda pode ser utilizado em milhares de produtos.

Além disso, ele também pode ser útil para o transporte de navios, na aviação e, muito provavelmente, em um futuro bem próximo, poderá ser utilizado também em veículos.

“O hidrogênio verde vai ser a fonte energética do futuro da humanidade, pois, na sua essência, é absolutamente limpo”, afirma Roberto Noronha, presidente da brasileira Unigel – a maior fábrica de hidrogênio verde do Brasil.

 

Qual é o seu potencial de negócios e mercado?

O Brasil tem potencial para ser um dos grandes produtores de hidrogênio verde, dadas as excelentes condições de que dispõe, em especial a matriz energética, com cada vez mais participação das fontes renováveis, indispensáveis no processo.

Embora ainda não seja possível estimar quanto esta matéria-prima pode agregar à economia do país, o interesse pelo combustível aumentou devido ao risco de segurança energética no continente europeu.

Por outro lado, o próprio gás já é útil para fins industriais no Brasil, principalmente no refino do petróleo e na produção de fertilizantes.

No cenário atual, a maior parte do hidrogênio produzido no Brasil é feito de forma cativa – no próprio local onde vai ser consumido – e, em geral, as suas fontes energéticas não são renováveis.

 

Hidrogênio verde é o combustível do futuro?

Definitivamente, o hidrogênio verde é considerado o combustível do futuro e tem despertado interesse crescente no exterior, tendo em vista que o seu consumo e produção não são prejudiciais ao meio ambiente.

Mas para ter o selo verde é importante que o hidrogênio seja produzido e transportado sem o uso de processos prejudiciais à natureza.

Com isso, podemos observar diversos movimentos de mudança da matriz energética surgindo com base na utilização de combustíveis e processos mais limpos, sustentáveis e eficientes.

E é a partir deste contexto que o hidrogênio verde tem sido apontado como uma alternativa excelente para os mais diferentes processos intensivos em carbono, extremamente poluentes para o meio ambiente, se caracterizando como um componente importante para a indústria em geral.

Além disso, a produção de hidrogênio verde pode passar a ser uma estratégia para acumular excedentes de energia renovável – solar ou eólica – e ser utilizado em diversas áreas para expandir suas utilidades como servir para auxiliar na descarbonização do setor de transportes.

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