Presidente da Petrobras disse ter o direito de sonhar com a formação de um polo produtor e consumidor de plástico em Itaboraí, no Rio de Janeiro
24/06/2026
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que gostaria que o Complexo de Energias Boaventura funcionasse como um polo petroquímico e atraísse a indústria demandante de plástico para o seu entorno, em Itaboraí, no Rio de Janeiro.
O projeto inicial do Comperj, que deu origem ao Boaventura, incluía a produção de petroquímicos, mas o desenho do complexo foi revisto e o negócio petroquímico, excluído. Hoje, a principal estrutura é de processamento de gás natural.
“Temos o direito de sonhar com um complexo petroquímico em torno do Complexo Boaventura para fidelizar clientes”, disse Chambriard, em evento de lançamento do Anuário do Petróleo no Rio 2026, produzido pela Firjan. “Por que a gente não pode produzir tubos e conexões em torno do Boaventura usando o nosso plástico?”, complementou ela.
Chambriard disse ainda que gostaria que a Braskem utilizasse o gás natural produzido pela Petrobras no Rio de Janeiro.
Durante o evento, ao tratar das vocações econômicas do Estado, ela ainda reivindicou estímulo ao aproveitamento da Bacia de Campos, que está em fase madura e, portanto, de declínio da produção.
Entre as medidas apontadas por Chambriard para melhorar o aproveitamento da Bacia de Campos está a regularização do tieback e a redução de custos. A Petrobras vem pedindo à agência reguladora ANP a redução da alíquota de royalty de algumas áreas da Bacia de Campos, mas não obteve sucesso em todos os seus pedidos.
Fonte: Brasil Energia




