Assessoria tributária: quais são as vantagens de contratar assistência permanente?

Manter uma empresa em constante crescimento depende de vários fatores e um deles é a forma como a questão tributária é gerenciada.

Qualquer empresa, seja ela grande ou pequena, convive diariamente com questões contábeis e tributárias, cuja administração pode auxiliar ou atrapalhar o seu desenvolvimento.

Um exemplo disso é o fato de que boa parte das empresas paga mais impostos do que deveria.

O motivo dessa falha, em regra, é a falta de conhecimento técnico sobre o assunto, que é resultado de uma legislação tributária complexa e que vive em constante mudança.

Portanto, se você não quer que a área tributária da sua empresa atrapalhe o seu crescimento, você deve investir em uma assessoria tributária.

Para te mostrar como esse investimento pode ser benéfico à sua empresa, listamos a seguir algumas de suas vantagens.

O que faz uma assessoria tributária?

Antes de falarmos sobre as vantagens, vamos esclarecer o que faz uma assessoria tributária.

Essa assessoria irá apurar e gerenciar os impostos devidos e, de forma estratégica, orientará a empresa em assuntos tributários, como, por exemplo, enquadramento fiscal e impostos incidentes nas relações trabalhistas.

Em resumo, ela irá gerenciar a área tributária da empresa.

Dessa forma, os sócios têm a tranquilidade de saber que as questões tributárias estão nas mãos de profissionais e podem dedicar o seu tempo e a sua energia na função principal da empresa.

Quais são as vantagens de ter uma assessoria tributária?

Investir em uma assessoria tributária oferece diversas vantagens, que podem ser divididas em três grandes grupos: gestão tributária estratégica; orientação tributária e economia tributária.

Gerir a área tributária de forma estratégica é parar de pagar impostos de forma mecânica e passar a analisar, com estratégia, essas movimentações financeiras.

Uma equipe especializada no assunto organizará essa área da empresa de forma que os impostos sejam pagos no momento certo e no menor valor possível.

Essa gestão estratégica pode, por exemplo, indicar a mudança para um regime tributário mais vantajoso do que o atual.

Quanto à orientação tributária, essa vantagem tem a ver com o esclarecimento de dúvidas sobre o pagamento de tributos.

Como dito, a legislação tributária é complexa e extensa. Ela envolve leis federais, estaduais e municipais, que – para piorar – sofrem mudanças recorrentes.

Logo, conhecer todas essas leis e acompanhar as suas modificações é uma tarefa difícil para quem não trabalha na área.

E, além de difícil, toma muito tempo. Tempo que poderia ser investido no desenvolvimento da empresa e não na resolução de questões que não são relacionadas à sua atuação principal.

Por fim, a última grande vantagem é a economia, o que engloba: diminuição de demandas jurídicas por falta de pagamento de tributos; diminuição de multas por problemas na apuração dos impostos; aproveitamento correto dos créditos tributários; redução do custo tributário por meio da elisão fiscal.

Dessa forma, é possível melhorar o fluxo de caixa da empresa e também utilizar o valor economizado em outras áreas que precisam de investimento.

Conclusão

Com base no exposto, podemos afirmar que a forma como a área tributária é gerenciada impacta diretamente na rentabilidade e competitividade da empresa.

Consequentemente, investir em uma assessoria tributária torna a empresa mais rentável e competitiva.

Por fim, caso você ainda não conte com esse auxílio em sua empresa, entre em contato conosco para te mostrarmos as soluções que podemos te oferecer. Nossa equipe, que também tem formação na área contábil, está pronta para atendê-lo.

Daniel Durão de Andrade
dandrade@tagdlaw.com

OUTROS
artigos