ONS formaliza 43 pedidos de acesso à rede; data centers são maioria

Projetos de data centers concentram cerca de 7.040 MW, distribuídos em 38 solicitações
03/02/2026

O ONS informou que 39 dos 94 processos que tramitavam no MME foram formalizados para solicitações de acesso à rede básica, acompanhadas de Garantia Financeira para Solicitação de Acesso (GPA) válida. Esse conjunto de empreendimentos resultou em 43 solicitações de acesso, em razão da subdivisão de três protocolos originalmente apresentados ao MME em sete solicitações de acesso.

Desse total, a maioria são projetos de data centers, que concentram cerca de 7.040 MW, distribuídos em 38 solicitações, enquanto o restante de 258,6 MW está associado a cinco solicitações relativas a projetos de H2V, empreendimentos industriais ou de mineração. 

A Região Sudeste, especialmente o estado de São Paulo, concentra o maior número de solicitações de acesso para datacenters, 20 ao todo, totalizando 3.914 MW. 

Os projetos ainda serão avaliados pela EPE quanto à necessidade de elaboração, revisão ou de dispensa de apresentação do Estudo de Mínimo Custo Global (EMCG). Os requisitos para enquadramento em cada uma das três opções serão oportunamente divulgados pela EPE.

O Operador reforça que os demais empreendimentos que não se enquadraram nas exigências do artigo 12 do Decreto nº 12.772, de 5 de dezembro de 2025, poderão enviar novas solicitações de acesso por meio do sistema computacional SGAcesso, nos termos do Art. 10º do referido Decreto, até 29 de maio de 2026. 

Após essa data, as solicitações deverão ser feitas em futura Temporada de Acesso, conforme disposto na Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão (PNAST), cujos procedimentos e prazos serão oportunamente divulgados.

Fonte: Brasil Energia

OUTROS
artigos