O gerenciamento de riscos é uma capacidade que diferencia empresas bem-sucedidas de outras no mundo corporativo. Como prevenir o seu negócio? Entenda mais sobre o assunto.
Antes de tudo, o crescimento de uma empresa está diretamente ligado a ações estratégicas, especialmente as que envolvem incertezas.
Mas somente gestores bem capacitados conseguem desenvolver um trabalho eficiente de gerenciamento de riscos.
Qual é o significado de gerenciamento de riscos, por que ele é importante para o mundo dos negócios e como prevenir o seu negócio? Tudo isso, você encontra neste conteúdo. Continue a leitura!
O que é gerenciamento de riscos?
A princípio, o gerenciamento de riscos é um conjunto de atividades e processos que visa identificar, gerenciar e controlar eventos vistos como ameaças ou oportunidades que podem afetar a empresa.
Assim, o seu principal objetivo é manter a organização em um plano estratégico orientado por um comportamento dinâmico, com a capacidade de tomar ações conforme as mudanças de cenário.
Por que é importante para a sua empresa?
Agora que já vimos o conceito do gerenciamento de riscos, é hora de entender a fundo a sua importância para a empresa.
De maneira geral, uma empresa deve estar sempre atenta a antecipar cenários e administrar de uma maneira mais eficaz cada possibilidade apresentada ou antecipada.
Além disso, o gerenciamento de riscos é muito importante em uma empresa para:
- Otimizar o capital;
- Melhorar a resposta da empresa aos riscos;
- Aumentar os lucros;
- Avaliar os próximos passos da gestão;
- Criar oportunidades de negócios;
- Diminuir os prejuízos operacionais.
Veja a seguir como iniciar e como é possível prevenir o seu negócio a partir do gerenciamento de riscos.
Como prevenir o seu negócio?
Existem algumas etapas a serem seguidas para estabelecer uma política eficiente de gerenciamento de riscos.
Quais são essas etapas?
Identificar os riscos
O primeiro passo é identificar os riscos. Você pode começar listando todos os riscos que consiga antever, internos e externos, que podem acontecer em curto, médio e longo prazo.
Essa lista precisa considerar o perfil da empresa, seu histórico, modelo de gestão e suas características estruturais e humanas.
Classificar os riscos
Os riscos precisam ser agrupados de maneira que as respostas sejam mais claras e eficazes.
Eles podem ser internos, como financeiro e tecnológico, ou externos, como macroeconômicos, ambiental e social, por exemplo.
Buscar meios de reduzir danos
Já neste momento, é necessário desenvolver práticas a fim de diminuir possíveis danos a riscos antecipados.
Por exemplo, se os riscos envolvem a sua equipe de trabalho, então soluções como capacitação e treinamentos podem ser úteis para aperfeiçoar a capacidade de respostas da empresa aos riscos.
Tratamento do risco
Por último, avalie o risco e defina um plano de contingência. Muitas vezes é difícil perceber falhas que podem causar problemas — principalmente quando se trata de alguns procedimentos internos.
Então, preste muita atenção aos detalhes, crie estratégias e desenhe uma saída preventiva.
O TAGD Advogados oferece assessoria jurídica personalizada e possui uma equipe de especialistas para te atender. Entre em contato e saiba mais.
Raphael Donato
donato@tagdlaw.com