Iniciativa integra a estratégia de modernização da Câmara para preparar a infraestrutura setorial para a abertura total do mercado
06/02/2026
A CCEE lançou um novo módulo digital exclusivo para o envio de documentos e informações relacionados ao Monitoramento Prudencial. A funcionalidade está disponível aos agentes desde a última segunda-feira (2).
A iniciativa integra a estratégia de modernização adotada pela Câmara para preparar a infraestrutura setorial para a abertura total do mercado. O objetivo é assegurar que a entrada de milhões de novos consumidores seja acompanhada por sistemas de controle cada vez mais eficientes.
A mudança para este novo ambiente digital será feita de maneira escalonada. A previsão é que, até o final de 2026, toda a plataforma esteja integrada, acompanhando o cronograma de evolução sistêmica da CCEE.
A iniciativa ocorre em um momento de mudanças na governança da CCEE, que envolveu a aprovação de novo estatuto social, que considera a formalização da área de Segurança de Mercado baseada em estrutura própria, orçamento independente e gestão segregada. Essa mudança reforça a capacidade da Câmara de atuar de forma preventiva.
O novo sistema substitui interações manuais por um canal digital exclusivo, mantendo a segurança das informações estratégicas das empresas com acesso restrito, utilizando tecnologia que garante a rastreabilidade de cada dado enviado.
Nesta fase inicial, o canal será focado nos processos de prevenção do monitoramento, com acesso restrito a usuários autorizados, assegurando que as informações enviadas sejam visualizadas apenas pelo agente responsável e pela equipe técnica da CCEE, mantendo o elevado padrão de cibersegurança adotado em todos os processos.
Fonte: Brasil Energia



