Os projetos elegíveis poderão se beneficiar de possível acesso a financiamento, parcerias de investimento e instrumentos de mitigação de riscos
10/02/2026
Com o objetivo de acelerar o financiamento de projetos de energia renovável na América Latina, a Irena está convidando desenvolvedores de projetos de energia renovável dos setores público e privado da região a submeterem suas propostas.
Os projetos selecionados poderão ser considerados para financiamento por meio da Plataforma de Investimento Climático (CIP) e da Plataforma de Financiamento Acelerador da Transição Energética (ETAF), da agência de energia renovável.
A iniciativa visa apoiar os esforços contínuos dos países latino-americanos para descarbonizar suas economias e ampliar o uso de energia renovável, garantindo uma transição energética justa. Os projetos elegíveis se beneficiarão do potencial acesso a financiamento, parcerias de investimento e instrumentos de mitigação de riscos para ajudar a acelerar seu desenvolvimento.
São elegíveis a participarem dessa chamada os seguintes países: Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Para serem elegíveis para a CIP, os projetos devem estar além da fase conceitual e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e as prioridades nacionais de ação climática. Para a plataforma ETAF, o foco está em projetos de médio a grande porte que exigem investimentos de capital significativos. Esses projetos devem ter estudos de viabilidade concluídos e demonstrar prontidão para financiamento.
A CIP é uma iniciativa conjunta da Irena, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Sustainable Energy for All (SEforALL), em colaboração com o Fundo Verde para o Clima (GCF). A CIP busca aprimorar a mobilização de capital e o investimento de impacto em energias renováveis em países em desenvolvimento.
Os critérios de elegibilidade para o CIP são: o projeto apoia a transição para energia limpa, as prioridades nacionais de ação climática e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O projeto já ultrapassou a fase conceitual, com estudos de pré-viabilidade ou preliminares concluídos.
Para submeter o projeto, o interessado deve acessar https://www.irena.org/Energy-Transition/Partnerships/CIP, clicar em “Submeter um Projeto”, preencher o formulário e fazer o upload da documentação de apoio.
A ETAF oferece a projetos de energia renovável de médio a grande porte, prontos para investimento, acesso a uma gama de instrumentos de financiamento, totalizando USD 4 bilhões comprometidos por seus 14 parceiros globais de financiamento e mitigação de riscos.
Os critérios de elegibilidade para a ETAF são: requisitos de despesas de capital de pelo menos US$ 25 milhões para projetos privados ou Parcerias Público-Privadas (PPPs) e US$ 10 milhões para projetos do setor público. Os projetos devem incluir um estudo de viabilidade concluído, disponibilidade da rede, contratos de compra de energia e prontidão para financiamento.
Para submeter o projeto, o interessado deverá acessar aqui.
Fonte: Brasil Energia



