Tera Hotéis estreia no mercado brasileiro

09/02/2026

A Tera Hotéis iniciou, oficialmente, suas operações no mercado brasileiro focada em gestão de multibandeiras. A nova administradora hoteleira passa a atuar com foco na gestão integrada de empreendimentos de hospedagem, combinando governança, uso de dados e eficiência operacional.

A companhia já possui empreendimentos em seu portfólio e mantém um pipeline de projetos em mercados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso e Bahia. O foco é integrar viabilidade, implementação e administração hoteleira e condominial.

A liderança da Tera Hotéis é formada por três executivos. São eles:

  • Alejandro Moreno, CEO da Tera e ex-presidente da Wyndham Hotels & Resorts para a América Latina;
  • Luciano Carvalho, diretor geral com passagens por redes como Othon e Ouro Minas;
  • Tiago Soeiro, CFO com experiência em turnaround, M&A (fusões e aquisições) e governança financeira de resorts e ativos imobiliários.

“Nós criamos a Tera Hotéis para entregar uma gestão que olha o hotel como um ativo estratégico, com decisões baseadas em dados, governança e visão de longo prazo. Nosso foco é gerar previsibilidade, eficiência operacional e valorização patrimonial para investidores e proprietários”, afirma Moreno.

Trul Hotéis

A criação da Tera Hotéis está ligada a um movimento estratégico de spin-off da Trul Hotéis. Moreno e Carvalho, que atuavam como diretor-presidente e diretor Comercial da administradora, respectivamente, deixam a operação para iniciar um novo projeto empresarial voltado ao desenvolvimento hoteleiro e turístico.

A reorganização resultou na separação das frentes de atuação, permitindo que cada empresa concentre esforços em seus respectivos core businesses. A Trul Hotéis segue operando normalmente, com estrutura e serviços mantidos, agora sob a liderança integral de seu sócio fundador e CEO, André Bekerman, com foco exclusivo na operação hoteleira tradicional.

Segundo Bekerman, a decisão foi baseada em alinhamento estratégico entre as partes. “Ao mantermos a essência da Trul Hotéis intacta e permitirmos que uma nova estrutura seja criada com outro foco, ampliamos a objetividade, a agilidade e a especialização em ambas as frentes”, afirma.

Estrutura

Além da estrutura executiva, a administradora inicia suas atividades com áreas dedicadas a revenue management e hospitalidade. A primeira é responsável por estratégias de precificação, distribuição e inteligência comercial, enquanto a segunda atua no desenvolvimento de experiências e ampliação da percepção de valor dos produtos hoteleiros.

De acordo com Carvalho, a proposta é adotar modelos de gestão personalizados. “Cada projeto é tratado como um ativo único, com estratégias sob medida que conectam operação, comercial, marketing, hospitalidade e finanças. O resultado é uma gestão mais eficiente, transparente e orientada à performance”, diz.

O nome Tera tem origem no termo “terra” e remete à ideia de base e desenvolvimento. Segundo a empresa, o conceito reflete a intenção de criar condições para que os ativos administrados avancem em operação, reputação e rentabilidade, respeitando suas características individuais.

Fonte: Hotelier News

OUTROS
artigos