Companhia registrou, em 2025, o quarto aumento consecutivo de movimentação de petróleo e derivados por meio de seus terminais e dutos. Ao todo, foram transportados 658 milhões de m³ no ano
30/01/202
A Transpetro registrou, em 2025, o quarto aumento consecutivo de movimentação de petróleo e derivados por meio dos terminais e dutos operados pela companhia, segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira (30). No ano passado, foram transportados 658 milhões de m³, volume recorde registrado pela empresa e crescimento de 1,1% em relação a 2024.
O principal aumento foi na movimentação de derivados de petróleo, que passou de 215,5 milhões de m³ em 2024 para 221,3 milhões de m³ em 2025, um avanço de 2,7% no período. Os derivados que tiveram maior aumento de volume transportado foram o GLP e o diesel.
De acordo com a Transpetro, o início da operação do Complexo de Energias Boaventura elevou significativamente a produção nacional de GLP. Com isso, aumentou a movimentação nos dutos que interligam Itaboraí (RJ) aos terminais operados pela empresa na Baía de Guanabara, incrementando também os volumes transportados nos terminais de Paranaguá (PR), Santos (SP) e Barra do Riacho (ES). No ano passado, houve aumento de 24% no volume de GLP movimentado em comparação com 2024.
No caso do diesel, o aumento de 3,6% na movimentação, em comparação com 2024, se deveu principalmente à ampliação do mercado consumidor no Centro-Oeste, que é em grande parte atendido pelo Oleoduto São Paulo-Brasília (Osbra).
“Houve ainda um expressivo crescimento de aproximadamente 18% no volume movimentado nas operações de ship to ship (transbordo de produtos entre navios). Esse aumento teve maior concentração nos terminais de Angra dos Reis e São Sebastião, atendendo à demanda crescente do escoamento da produção offshore de petróleo”, afirmou a Transpetro em comunicado.
A companhia opera 46 terminais (sendo 25 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil km de dutos e 33 navios.
Fonte: Brasil Energia



